Rebelde

orebelde.com.br

Bioenergética

Por que bioenergética? Bio é vida, energética é energia. Energia da vida. Nós nascemos com muita energia, mas muita energia mesmo. Olha só para uma criança. Por que ela tem tanta energia? Ela é fantástica! Por que ela é tão vital, tão encantadora? Por que todo mundo fica encantado com criança? Porque ela ainda não se contaminou, não trancou sua energia da vida. Mas isso começa desde cedo: “não pode isso, não pode aquilo, não berra, não pula, cuidado, vai se machucar.” Então ela vai perdendo sua espontaneidade.

Eu tenho 67 anos e eu fui criado em uma geração onde a gente podia ao menos caminhar, correr nas praças, fazer alguma coisa. Jogar futebol, subir numa árvore, andar por cima das pedras, caminhar no mato, tomar banho de açude, pescar, brincar de pega pega e se esconder na rua. Com isso, não quero dizer que minha infância foi melhor, mas isso tudo me permitiu desenvolver minhas habilidades e meu próprio corpo. Hoje em dia as crianças não podem fazer nada, tudo é perigoso, tudo é fatal. Tudo é de uma maneira enjaulada. Hoje em dia é muito comum as crianças passarem muito tempo nos tablets, celulares, computadores, ou dentro de playgrounds nos shoppings e condomínios fechados brincando dentro de limites muito estreitos. É doido tudo estar se limitando tanto, com tantos nãos. Quando eles se tornam adolescentes, já estão com o corpo todo rígido e fechado. Já perderam 40% da sua energia. E quando forem adultos, ali pelos 24, 25 anos, já terão perdido 60% da sua energia vital! Na verdade, não é que a energia foi perdida, ela tá trancada. Tu teve que trancar. A mesma coisa com a tua energia sexual.

Tu tem que trancar a tua tesão porque te encheram de medo do sexo. “É perigoso, tu pode se perder. Tu pode não ser capaz. É feio, é pecado, sexo sempre gera complicação.” Um monte de besteira para cortar a fonte mais natural de prazer que nós temos porque a sociedade não quer alegria. A sociedade quer frustração para que você compense isso comprando, comendo, usando as redes sociais. Sempre te enchendo de coisas para compensar a frustração da falta de prazer. Isso vai fazer com que tu endureça o corpo ficando insensível, engordando e consumindo muitos e muitos remédios. A Bayer e toda e indústria farmacêutica agradecem. Assim como também nos encheram de medo a respeito do amor. Dizendo que a gente pode se machucar. Nos deram uma noção de amor que é totalmente distorcida. Para manipular os filhos é um toma lá dá cá. “Se tu se comportar eu te amarei. Se tu tirar boas notas, eu te amarei. Se tu não disser palavrão, não gritar, não chorar. Se tu comer toda a comida. Se tu mantiver sua roupa limpa.” E aí vai. O amor vira uma moeda de troca. Sempre tem um interesse por trás. E medos. Medo de não ser amado, de ser mandado embora, medo de ser excluído. Então aquele amor natural e espontâneo que tu tinha começa a se comprometer. Esse amor não é mais espontâneo, nem natural. “Vou amar o titio que meu pai vai ficar feliz. Vou demonstrar meu amor para aquela pessoa que ela vai me dar bola, vou ser simpático que vou ser validado.” É sempre o desespero que comanda o amor. E a coisa mais fatal é: você vai ficar sozinho para sempre. E a regra fundamental é: dependa do outro, não tenha amor próprio, tente agradar de qualquer jeito. E aí você vira um apêndice, um chaveirinho da outra pessoa. E quando você está com alguém, mesmo não querendo mais, você fica. Pelo terrível medo de que ninguém mais vai te querer, e aí a tua vida está destruída nessa palhaçada que é o casamento, relacionamento ou qualquer outra coisa que seja. O amor vira projetos: comprar um apartamento, ter filhos, viajar para europa, comprar um carro novo e aí vai. O que sobra é aquela vida entediante de obrigação. Aliás, você sabe muito bem o que é isso, né? Lembra dos almoços de família no domingo?

E como é que a pessoa se segura? Ela começa a contrair a musculatura. Pra você segurar a tua tesão, tem que contrair a tua pélvis até que ela fique dura e é aí que se criam todas essas disfunções sexuais: através da tensão na pelve. E não é com remédio que tu vai curar isso, não! Remédio não cura. Você tem que entrar fundo no emocional disso. Entrar com os exercícios pra soltar a tua pelve. E isso é a bioenergética. Ela vai, através do corpo e da respiração, mexer nos pontos onde tu guardou, reprimiu tua energia. A bioenergética não cria nada. A bioenergética não cria raiva, não cria medo, não cria dor. Ela só puxa pra fora aquilo que tá guardado. Pra você guardar todas essas emoções, tu tem que gastar uma quantidade imensa de energia. E é por isso que tu vai perdendo a tua energia. Por isso que tu tá sempre cansado, exausto… Por isso tu te enfia na internet, se perde lá dentro pra esquecer. Quantos de nós não consegue mais sentir o próprio corpo? Parar alguns instantes, deitar por 5 minutos e respirar? A maioria não consegue fazer isso, simplesmente não consegue. Vão ficar mal! E isso é grave!

E a bioenergética vai fazer isso pra você, vai puxar pra fora essas emoções que estão presas. No momento que tu libera essas emoções – tua dor, tua raiva, teu medo, tua tesão reprimida – vai ter muito mais energia à tua disposição. E aí tu vai recuperar aquela parte do corpo! Se teu peito tá fechado e tu expressar tudo o que tá preso ali, tu vai estar abrindo espaço pra amar, vai ter mais vontade de amar, mais capacidade de amar. A bioenergética é um presente pro corpo. A bioenergética não é do Osho. Não é dos comunistas, dos socialistas, dos ditadores, da direita, dos democratas. Não! A bioenergética é da vida! É trazer vida de volta pro teu corpo e, então, você vai ter a capacidade de fazer coisas legais pra ti. O ser humano tá perdendo de fazer coisas legais por ter sido tão reprimido. Muita coisa foi distorcida pelo tipo de educação que tivemos. Aí tem gente que vai dizer “Ah, vocês são contra a educação!”. Nós somos contra a loucura! E tu não precisa concordar com a gente. Mas se tu tiver coragem pra olhar, vai perceber muitas coisas. E isso é fundamental. A bioenergética é isso, é respirar e fazer os exercícios. O ar vai chegar naqueles pontos e vai desbloquear a energia que está presa ali. Quantas vezes você reprime a raiva? Quantas vezes reprime o amor, a tristeza, a tesão? Pára e olha, faz um resumo do teu dia! Pensa um pouco e tu vai ver. Pra quantas pessoas na tua vida tu gostaria de ter expressado um amor, uma afetividade e tu não expressou? Por quantas pessoas que tu sentiu tesão, vontade de transar?

Se tu nunca sentiu, bom, então tu tá numa doença braba mesmo… Sexo é bom, é saudável! O sexo se torna feio por causa da repressão. As pessoas estão juntas e elas não conseguem transar… Por que? Porque elas não estão preparadas pra isso. Elas não tiveram uma adolescência que levasse elas a isso. A bioenergética recupera isso! A bioenergética não, você recupera fazendo os exercícios! Primeiro tu tem que ter essa vontade, tu tem que querer. Tem que querer ser humano. Tem que querer ser um verdadeiro amante. Tem que querer ser uma verdadeira pessoa amorosa, uma pessoa que tem um poder bonito, belo. Pra você conseguir resgatar isso, aí sim a bioenergética é uma ferramenta. Mas tudo parte de você, de você querer. Venha nos conhecer, nós criamos coisas muito lindas!