Rebelde

orebelde.com.br

Antes que você morra

Antes que você morra

| Por Jani |

Tenho 60 anos e muita energia! Você por acaso imagina uma mulher de 60 anos praticando esportes, vôlei, corrida, natação, com muito mais fôlego que uma galera de 20? Com disposição para transar, amar, e trocar com muitos amigos? Com um corpo forte, firme e emocionalmente aberto para o novo? Sem cirurgias, plásticas, botox ou qualquer outra parafernália dessas. Completamente natural. Não sou especial ou estou fazendo propaganda de um novo shake. Só pratico meditações ativas do Osho desde meus 25 anos e essa limpeza quase que diária é que mantém meu corpo vivo e permite que minha vida seja vivida de verdade.

As indústrias farmacêuticas iriam falir se as meditações fossem praticadas por todos. Imagina! Hoje em dia depois dos 30 você já iniciou o ciclo do futuro dependente químico. Porque se você acha que seu analgésico não é uma droga, você está muito enganado. Não é culpa sua, mas uma escolha. Hoje em dia, desde muito mais cedo, as pessoas já estão com os corpos muitos detonados. Celulares, tablets, tudo feito por máquinas, toda essa tecnologia está contribuindo para essa atrofia muscular e emocional. Tudo é pelo menor esforço! E tudo isso juntando com a nossa mente que também quer o mais rápido e fácil, só pode dar ruim.

Sempre fui uma criança ativa quando estava na rua. Dentro de casa tinha que seguir as regras. E imagina quais eram essas regras em Bento Gonçalves dos anos 70! Uma família tradicional. Mas, na rua eu corria, subia em árvore, amava educação física, assim era como conseguia me sentir livre. A questão é que cresci com muita tensão dentro apesar de praticar esportes e atividades físicas fora. A tensão continuava sempre dentro e eu não me sentia à vontade com o meu corpo. Minha vibração, meu tesão, minha alegria, estavam todas ali, aprisionadas. E, como consequência, na adolescência engordei. Alguma semelhança?

Eu queria amar, transar, ter mais naturalidade para curtir a vida, mas sentia meu corpo preso e entupido de sentimentos que não sabia expressar. As meditações me possibilitaram isso tudo. Conheci o sexo, o amor e a leveza de ser. E não bastou, porque quanto mais mexia mais ia me dando conta de como tudo que existe vai nos levando de novo e de novo para esta prisão. Uma cidade cheia de carros, poluição, uma rotina de trabalho de 8 horas sem a menor satisfação. Como estar mais aberto, ter um corpo menos rígido, se sentir livre, vivendo desse jeito?

Hoje moro no meio da natureza, mudei para a Comunidade onde vivo com amigos e passei a trabalhar facilitando meditações ativas. Fácil? Não! Passei por poucas e boas nesse processo. Mas aos 60, digo que vivi e ainda vivo com tamanha intensidade dos meus 25. Não perco nada em energia pra nenhum dos jovens que moram comigo. Vivo numa casa coletiva, faço meditações, bioenergética, adoro dançar e brincar, já joguei muito futebol, jogo voleibol e, quanto mais me movimento mais sinto a energia fluir no meu corpo. E também posso dizer que a relação com meu corpo mudou muito. Desde que comecei esse processo voltei ao meu peso normal e me gosto muito mais. Me sinto em paz com o corpo que eu tenho: forte, saudável, leve. O que me encanta é que a meditação pode proporcionar tudo isso para qualquer pessoa e ter essa experiência, mesmo que única dessa sensação devia ser obrigatório para sanidade da humanidade. Quem ganha com tanto caos e loucura? Pense nisso! Quem ganha se você não ficar tanto doente ou frustrado?

Trabalho facilitando meditações ativas desde os 38 anos. Percebi mudanças significativas em todas essas pessoas. Físicas e emocionais. E foram muitas pessoas nesse tempo! Essa é uma experiência empírica, com muitas provas! E porque as pessoas não fazem e não continuam? Porque como falei lá no início o prazer é algo tão negado ao corpo que quando as pessoas sentem essa energia expansiva, vem culpa, medo e todas as repressões muito bem guardadas no seu inconsciente. Você diria que é burrice se tu gostou de alguma coisa e caminhou na direção contrária disso. Eu te digo que isso é o normal, o que praticamos todos os dias. Pare e reflita um pouco agora! Te dê esse tempo! Lembre de quantos amores você desistiu, de quantos sonhos você abandonou e de quantos momentos com amigos você preferiu deixar para depois. Seja sincero!

Não adianta querer, desejar, pensar, agendar para algum dia. Adianta fazer! Corpo é ação, é movimento. Como dizia Einstein “Você precisa estar em movimento para se manter em equiíbrio”. Físico, emocional, tudo! Se você não fizer uma escolha, a vida vai fazer por você.

Como não escolher pelo amor? Porque assim como o amor, a meditação tem um poder revolucionário que rompe com seus conceitos e preconceitos. Traz profunda sabedoria e uma maior compreensão da vida.

Related Posts